ONDE ESTAMOS

ENCONTRE A FERRI MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ!

SEJA UM FRANQUEADO

CLique aqui

O que levar em consideração na hora de abrir uma franquia?

O que levar em consideraçao na hora de abrir uma franquia

Abrir uma franquia é uma decisão importante na vida de um empreendedor. Por mais que exista uma estrutura pronta e validada no mercado, o sucesso de cada unidade depende da atuação do franqueado. Assim, torna-se vital que alguns passos sejam seguidos na abertura de um negócio.

Vale destacar que isso vale para qualquer segmento ou atividade. Empreender não é como entrar em um restaurante e pedir um prato. Você não pode se dar ao luxo de errar sem ter alguns cuidados. Um negócio exige investimento inicial e cria a expectativa de retorno financeiro, algo que exige atenção a alguns passos, como os que veremos ao longo deste artigo.

O que deve ser analisado antes de abrir uma franquia?

Você está analisando algumas franquias para decidir qual será o seu tipo de negócio? Então chegou ao lugar certo: o propósito deste texto é elencar algumas ações que não podem ser ignoradas na sua decisão de investimento. Vamos ver quais são as etapas mais importantes antes de abrir uma franquia.

Etapa #1 • Entenda o modelo de negócio

Pode parecer um pouco óbvio dizer que um franqueado precisa entender o modelo de negócio da sua franquia, mas é necessário. A verdade é que muitos empreendedores, especialmente os iniciantes em franchising, olham muito para o lucro e a rentabilidade, esquecendo da parte operacional.

E, na prática, o que dita o sucesso do negócio é justamente a operação. Você pode abrir uma unidade da melhor franquia do mundo, mas precisará se dedicar e oferecer qualidade ao cliente final. Caso contrário, o público-alvo ficará cada vez mais afastado da sua loja e, consequentemente, os resultados serão abaixo do esperado.

Etapa #2 • Verifique seu conhecimento na área

Uma das principais vantagens de trabalhar com um modelo de franquia está no acesso a uma operação consolidada. No entanto, o sucesso do negócio depende diretamente da sua participação como gestor da unidade. Ou seja, é recomendável que você tenha algum grau de proximidade com o segmento.

É claro que você terá todo suporte da marca, inclusive com recomendações e sugestões de melhoria. Ainda assim, algumas decisões precisam ser tomadas por quem está na rotina da operação e, quanto maior o seu conhecimento, melhor. Portanto, verifique a sua intimidade e proximidade com o setor antes de abrir uma franquia.

Etapa #3 • Avalie o ponto comercial antes de abrir uma franquia

Se você considerar as franquias mais rentáveis do Brasil, todas terão algo em comum: o fato de trabalharem com excelentes pontos comerciais. A localização, afinal, é uma decisão estratégica vital para qualquer modelo de negócio.

Neste aspecto, não deixe de considerar também o público-alvo e o produto (ou serviço) que será comercializado na sua unidade. A marca precisa de fluxo? Então o ponto comercial precisa estar em um local onde exista boa movimentação de pessoas. O produto exige uma boa apresentação? Foque em um ambiente que possibilite uma boa vitrine.

Essas questões podem parecer simples ao ler este texto, mas são vitais para os resultados de longo prazo da sua operação. Pense com carinho onde será o seu ponto comercial, avalie os fatores a serem considerados e não hesite em consultar a sua franqueadora caso necessário.

Etapa #4 • Crie um plano financeiro

O planejamento financeiro talvez seja um dos aspectos mais importantes para quem busca abrir uma franquia. Na verdade, esse planejamento é essencial na hora de abrir qualquer negócio. Feliz ou infelizmente, vivemos em um mundo capitalista e, portanto, enquanto a sua empresa tiver caixa, ela poderá existir — ainda que acumule prejuízo mês após mês. O contrário também é verdadeiro: uma operação brilhante não pode funcionar sem capital que financie as atividades.

Ao elaborar um planejamento contemplando diferentes cenários (otimista, realista ou pessimista), a tomada de decisão torna-se mais fácil e efetiva. Nesse aspecto, não deixe de considerar também a expectativa de lucratividade, permitindo que você acompanhe se a operação está acima ou abaixo do esperado com o passar do tempo.

Seguindo esses quatro passos, a sua unidade certamente estará mais do que preparada para uma abertura e, portanto, a tendência é que você possa colher excelentes resultados no longo prazo!

Pensando em abrir uma franquia? Clique aqui e veja todas as vantagens de abrir uma franquia em um dos mercados mais estáveis do momento, com investimento baixo e retorno rápido!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pesquisar

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.