ONDE ESTAMOS

ENCONTRE A FERRI MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ!

SEJA UM FRANQUEADO

CLique aqui

Franquia de ótica: Vantagens e principais oportunidades do mercado

Franquia de ótica vantagens

Você já pensou em abrir uma franquia de ótica? Esse é um modelo de negócio extremamente vantajoso para ter a sua própria empresa e que vem atraindo cada vez mais interessados por sua excelente rentabilidade. Vamos entender um pouco mais sobre esse sistema de franchising e por que vale a pena considerar uma loja do segmento.

Quais são as vantagens de uma franquia de ótica?

A grande questão na hora de abrir um negócio é a dúvida entre abrir uma franquia e ter um negócio próprio. Ao ser um franqueado, lógico, não há a mesma liberdade para tomar decisões do que construindo seu próprio negócio. Por outro lado, você tem em mãos uma estrutura pronta e validada, de fácil replicação.

Essa é apenas a primeira entre várias vantagens que podem ser verificadas ao abrir uma franquia de ótica. Vamos ver algumas outras para que você entenda todo contexto desse modelo de operação.

Alta rentabilidade

Via de regra, uma franquia de ótica tem como principal atrativo a rentabilidade. O negócio não é tão complexo de estruturar como um restaurante, por exemplo, permitindo um investimento inicial mais baixo. Isso, consequentemente, permite a recuperação do capital em velocidade acima da média, algo que costuma ocorrer antes mesmo do segundo ano.

Não podemos nos esquecer que, embora não deva ser sua única finalidade, o objetivo de um empreendedor é obter lucro com a sua loja. Portanto, esse é um fator essencial na sua decisão de investimento.

Segmento de saúde

Em segundo lugar, esse é um serviço de saúde. Desta forma, você acaba trabalhando com um negócio mais resiliente em períodos de crise. As pessoas podem evitar gastos superficiais como academia ou roupas, mas ficar com a visão prejudicada é algo que incomoda bastante, forçando uma resolução do problema independente do momento econômico.

Vale lembrar que uma boa parcela da população brasileira precisa usar óculos. Alguns dados sinalizam para 28% do país com esse problema de visão ainda em 2020, algo que deve aumentar a demanda com o passar do tempo em função do uso cada vez mais frequente de telas.

Baixo investimento inicial

Já mencionamos sobre o baixo investimento inicial de uma franquia de ótica como uma vantagem. Só que isso não acontece por acaso: os royalties cobrados no segmento são, em média, abaixo do mercado geral.

Outra razão para isso é o produto principal do negócio. Os óculos já vêm com estrutura pronta, não exigindo uma operação complexa para manter a empresa ativa e funcionando. Pode parecer um detalhe, mas esse fator contribui para uma redução de gastos, especialmente no ato do investimento inicial.

Investir em uma franquia de ótica é uma boa oportunidade?

Considerando todas as vantagens que apresentamos para uma franquia de ótica, fica nítido que esse é um dos segmentos mais atrativos para a abertura do seu negócio, certo? E nem entramos em outras questões que são mais abrangentes ao modelo de franchising, como ter uma marca estruturada por trás ou um know-how pronto para aplicação.

Neste ponto, talvez, você esteja se perguntando se essa é uma boa oportunidade para abrir a sua própria franquia. A resposta é sim! No entanto, alguns cuidados devem ser considerados antes de dar o primeiro passo para garantir que você possa usufruir das vantagens mencionadas do segmento ótico.

Você deve gostar de pessoas

Conforme mencionado, uma ótica pertence ao segmento de saúde, setor cujo produto deve ter pessoas como público-alvo. Sendo assim, saber lidar com os clientes é algo essencial, especialmente porque estão em busca da resolução de um problema de visão.

Na sua loja, entrarão diversos tipos de clientes, cada qual com o seu perfil e necessidade. Não há uma receita pronta de atendimento, sendo necessário uma adaptação para cada tipo de pessoa, incluindo a percepção daquelas que já conhecem os termos do segmento ou de outras que não fazem ideia de como montar seu óculos.

Todo negócio envolve risco

O outro ponto de grande importância para usufruir das franquias de ótica está na percepção de que todo negócio envolve risco. Apesar do excelente índice de rentabilidade histórica, não há como garantir lucros para a sua operação.
Ao mesmo tempo, seguindo os protocolos e dicas das Óticas Ferri e estruturando um bom plano de negócios, você certamente será capaz de conduzir o seu negócio rumo à lucratividade em um dos setores mais atrativos para ter a sua franquia!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pesquisar

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.