Ver um negócio gerando receitas crescentes é o sonho de todo empreendedor. Isso porque, afinal, se a sua operação mantém seus custos controlados e aumenta as suas vendas, isso significaria um aumento de ganhos. Portanto, em função disso, hoje queremos falar sobre como você pode aumentar o lucro da sua franquia.
Claro que essa não é uma tarefa tão simples assim. Existem diversas variáveis que afetam os seus resultados e é preciso lidar com elas. Além disso, pode ser necessário investir nesse processo (tempo e dinheiro). No entanto, se você conseguir aplicar boas estratégias, ficará bem mais fácil alcançar melhora nas receitas mensais.
O que fazer para aumentar o lucro da sua franquia?
Embora um desejo natural de um dono de uma franquia é que ela seja rentável, nem sempre é fácil encontrar soluções para o aumento do faturamento. A teoria para esse objetivo é relativamente simples: aumentar a base de clientes, algo que traz como consequência natural o crescimento das vendas.
Só que existem diversos caminhos para esse propósito. Você pode, por exemplo, investir em campanhas de marketing. Contudo, essa campanha precisa ser planejada para atingir o seu público-alvo. Caso contrário, dificilmente ele trará o retorno esperado que, neste caso, seria um crescimento dos consumidores do seu negócio.
Ao mesmo tempo, outras ações podem ajudar a aumentar o lucro da sua franquia. A redução de custos, também mencionada, é uma delas. Para ajudar você com esse objetivo, preparamos a seguir algumas dicas para atingir esse objetivo.
Dica #1 • Conheça profundamente o seu público-alvo
O primeiro ponto para alcançar o crescimento do seu lucro é ter amplo conhecimento sobre a sua persona (nome técnico dado ao seu público-alvo). Saiba que a visão da persona vai muito além do básico que talvez você esteja habituado como “homens de 35 anos de classe média” ou “mulheres de 20 anos estudantes”.
A persona busca o conhecimento profundo da sua base de clientes, incluindo questões como receios, necessidades e comportamentos. Desta forma, fica muito mais fácil entender o que ele busca e quais os caminhos para atingi-lo da maneira correta.
Neste ponto, podemos retomar o exemplo anterior da campanha de marketing. Se você entende os hábitos do seu consumidor, fica muito fácil criar ações que façam com que ele saiba sobre a sua franquia e até mesmo tenha o desejo de consumir, algo que ajudará a aumentar o seu faturamento.
Dica #2 • Negocie custos com seus fornecedores
Existem, basicamente, dois caminhos para aumentar o lucro da sua franquia. O primeiro, já abordado, está no aumento do número de clientes, algo que impactará diretamente o volume de vendas. A segunda forma de fazê-lo está na redução de custos.
Essa é uma relação natural. Se você gasta R$50 para ter um produto em estoque e vende por R$100, terá um lucro de R$50 (100-50). Caso consiga gastar menos na aquisição do mesmo produto e o faça por R$40, você pode aumentar a sua lucratividade mesmo vendendo pelo mesmo preço. Neste segundo caso, esse lucro passaria para R$60.
Ou seja, a nossa segunda dica para aumentar o lucro da sua franquia é estar atento às oportunidades oferecidas para negociação com seus fornecedores. Assim, de maneira interna, você pode obter uma vantagem competitiva interessante.
Além disso, enquanto franqueado, é possível contar com o suporte da franquia para melhores condições de pagamento das suas aquisições de maneira que permita maior tranquilidade ao controle do seu fluxo de caixa.
Dica #3 • Capacite sua equipe de colaboradores
Um terceiro ponto que pode ajudar a aumentar o lucro da sua franquia é investir na capacitação dos seus colaboradores. Quanto maior a qualificação profissional, melhores resultados eles poderão apresentar ao negócio como um todo. Isso inclui, claro, uma maior produtividade e ajuda no incremento de vendas.
Pensando na sua franquia, não negligencie esse processo por meio de treinamentos e observações que permita a equipe evoluir profissionalmente. Assim, o impacto será direto e positivo na obtenção de lucro na medida em que eles atuarão diretamente junto ao cliente final.
Dica #4 • Aumente o preço de produtos
Por fim, ainda há a possibilidade de aumentar o preço de alguns produtos. Assim, caso mantido o volume de vendas, o faturamento mensal segue o caminho de crescimento. No entanto, essa é uma prática que deve ser usada com muita cautela: elas podem impactar diretamente o relacionamento com o cliente final.
Ou seja, você deve tomar muito cuidado ao aumentar o preço dos seus produtos e serviços. Eles podem aumentar a sua margem de lucro, mas podem também afastar os consumidores na medida em que passem a achar a compra cara. É preciso ser cirúrgico nessa tomada de decisão.
Seguindo essas quatro dicas e trabalhando juntamente à rotina dos processos do seu negócio, você poderá atingir o objetivo de aumentar o lucro da sua franquia. E se você ainda está em busca de uma franquia, aproveite para entrar em contato conosco e entender como pode trabalhar em um mercado rentável como o segmento ótico.