• Home
  • Quem Somos
  • Laboratório
  • Unidades
  • Franquias
  • Blog
    • Ferri News
    • Franqueado
  • Sac
Menu
  • Home
  • Quem Somos
  • Laboratório
  • Unidades
  • Franquias
  • Blog
    • Ferri News
    • Franqueado
  • Sac
ONDE ESTAMOS

ENCONTRE A FERRI MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ!

SEJA UM FRANQUEADO

CLique aqui

Facebook
Linkedin
Instagram

Como escolher um bom ponto de vendas para sua franquia?

A escolha de um bom ponto de vendas é um dos fatores mais importantes de uma franquia. A localização, afinal, é responsável por dar evidência e posicionar a sua loja em um ambiente favorável para suas vendas e também para o fluxo de pessoas, preferencialmente do público-alvo do negócio.

Apesar dessa importância, não são todos os empreendedores que selecionam bem o seu ponto de vendas. Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre os aspectos que devem pesar nessa tomada de decisão.

Como escolher um bom ponto de vendas?

Agora você já sabe como é fundamental selecionar um bom ponto de vendas para a sua franquia. Contudo, quais são os fatores que devem ser avaliados na escolha do seu ponto comercial? Listamos a seguir alguns deles que merecem uma atenção especial ao longo deste processo.

Público-alvo

Todo negócio é desenvolvido pensando em um público-alvo. E, naturalmente, a escolha de um bom ponto de vendas para a sua franquia passa diretamente por encontrar uma localização que esteja próxima desse cliente final.

De nada adianta ter uma loja com layout maravilhoso e ótimos vendedores se o seu público simplesmente não tem fácil acesso a ela. Na prática, esse consumidor vai acabar encontrando soluções mais práticas para suas compras, possivelmente optando por um concorrente.

Portanto, a primeira questão na hora de encontrar um local atrativo para a sua franquia está na avaliação de onde está o seu público e como ele se prepara para consumir um produto (ou serviço).

Produto

O tipo de produto da sua franquia também deve influenciar nesse processo. Isso mesmo: não é só o seu consumidor que pesa na escolha de um bom ponto de vendas. O que você vende também deve ser considerado na seleção do local.

Imagine, por exemplo, que você comercialize artigos de luxo. Pode parecer interessante, ao menos em um primeiro momento, ter uma loja de alto fluxo de pessoas. Contudo, será que isso realmente faz sentido? Artigos de luxo são comprados por um público muito específico que, geralmente, não gosta de locais muito povoados.

Outra questão a considerar é se o produto é adquirido de maneira planejada ou por impulso pelo cliente final. É muito raro encontrar quem compre um imóvel apenas por achá-lo bonito em uma foto, até pelo alto custo. Por outro lado, é bem comum que um doce seja comprado por impulso, apenas pela vontade repentina.

Se o seu produto se assemelha com o segundo exemplo, ou seja, uma boa apresentação pode induzir pessoas a comprá-lo mesmo sem planejar esse ato, a localização da sua loja deve incluir a oportunidade de apresentar o produto, com vitrines atrativas que possam torná-la convidativa a quem passar por perto.

Concorrência

Não podemos falar sobre um bom ponto de vendas para sua franquia sem comentar também a concorrência, certo? Em grandes centros, pode ser muito difícil encontrar espaços livres dela. Contudo, se você abre a sua loja em uma rua com outros quatro ou cinco locais vendendo o mesmo tipo de produto, a conquista de clientes fica mais difícil.

Indicadores de rentabilidade da rede de franquias Óticas Ferri

Neste sentido, é importante mapear a região que despertou seu interesse e entender o quão difícil será implementar o seu negócio por ali. Claro que, ao utilizar de uma franquia, você já tem a ajuda de posicionamento da marca. No entanto, para negócios novos, conquistar um novo cliente pode ser ainda mais desafiador perto de concorrentes.

Custos de aluguel

Outra questão que não pode ser ignorada é o custo que o aluguel do ponto pode representar sobre o seu faturamento. O planejamento financeiro é de grande importância para qualquer tipo de empresa e certamente não será diferente para sua franquia.

Dito isto, o custo do aluguel jamais pode ser superior ao máximo que você se propôs a arcar. É possível que você encontre um excelente ponto de vendas, com boa localização, baixa quantidade de concorrentes e aderente ao seu público. No entanto, se o aluguel é muito caro, ele acaba impactando o seu resultado financeiro. É preciso ter equilíbrio entre o que é ideal é o que é realmente compatível com a sua estrutura de capital.

Exigências legais

Por fim, não se esqueça de confirmar as exigências legais apresentadas no local selecionado. Isso é fundamental na medida em que determinados pontos comerciais podem apresentar alguma restrição para determinadas atividades — entre as quais pode estar a área de atuação da sua franquia.

Analisando esses pontos que levantamos ao longo deste artigo e contando com o suporte da empresa franqueadora, certamente será mais fácil encontrar um bom ponto de vendas para o seu negócio.

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pesquisar
Por que empreender na crise?
5 sinais de que você deve largar seu emprego e abrir uma franquia
Como aproveitar a rescisão para empreender?

Sobre

  • Óticas ferri
  • Laboratório

Onde estamos

  • ENCONTRE A FERRI MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ!

Seja um representante

  • Faça Parte da Nossa Rede de Franquias.

associado

redes sociais

Facebook
Linkedin
Instagram
©2019 Óticas Ferri. Todos os direitos reservados. Desenvolvido

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Concordo